Estudo da Formação de Poros na Membrana Durante a Eletroporação de Células Biológicas

L. S. Pereira [1], G. B. Pintarelli [1], D. O. H. Suzuki [1],
[1] Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
Published in 2015

Este trabalho tem como objetivo o estudo do fenômeno da eletroporação, mais especificamente, a formação de poros nas membranas plasmática e nuclear, a fim de identificar previamente a influência de cada parâmetro ao longo do processo, buscando configurações que proporcionem melhores resultados.

As simulações e estudos foram realizados com o software COMSOL Multiphysics ®. O Módulo AC/DC e a interface física “Electric Currents” foram empregados em simulações no domínio do tempo, juntamente com uma geometria celular 2D, com simetria axial, definida como uma célula esférica isolada, na presença de um campo elétrico uniforme, aplicado por duas placas paralelas. O modelo de eletroporação usado baseou-se no modelo de Smoluchowski.

Foram realizadas simulações variando-se a amplitude e duração do pulso elétrico aplicado para verificar como estes parâmetros afetam o processo. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que quanto menor a duração do pulso, menor será o potencial transmembrana (Vm), dada uma mesma amplitude. E dada uma mesma duração de pulso, quanto menor a amplitude, menor o Vm.